A Formação de Professores de Educação Física: Quais Saberes e Quais Habilidades?

Por: Anna Maria Salgueiro Caldeira.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.22 - n.3 - 2001

Send to Kindle


Resumo

O texto aborda inicialmente quatro princípios orientadores da formação docente inicial e continuada. Esses princípios deveriam perpassar a formação de docentes de qualquer área de conhecimento, possibilitando condições para que os mesmos possam construir saberes e habilidades necessários à sua prática profissional. São eles: intencionalidade do trabalho docente; articulação teoria-prática no processo de formação; trabalho coletivo na escola; reconhecimento do caráter subjetivo e social do trabalho docente. Em seguida, relata e analisa uma reunião de professores de uma escola municipal, em que se faz uma avaliação dos ‘jogos de interação’, tendo como referência os princípios acima referidos. Para finalizar, a partir de uma concepção de saber docente cotidiano, apresenta um exemplo de processo de construção de saber docente, orientado pelos referidos princípios.

Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/578

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.