A Formação Profissional de Agentes Sociais de Esporte e Lazer: Considerações Iniciais Sobre o Processo de Formação do Pelc no Jardim Lavínia, em São Bernardo do Campo

Por: e Evandro Brandão Secco.

Revista Brasileira de Estudos do Lazer - v.4 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) é uma política pública de promoção do lazer e do esporte recreativo, promovida pelo Governo Federal, em ação do Ministério do Esporte em parceria com os Estados, Municípios e/ou Entidades da Iniciativa Privada. Neste sentido, entendemos que um programa de promoção do lazer e do esporte recreativo, ao incluir como eixo de atuação, a formação continuada de seus agentes, apresentando uma proposta de intervenção na área, merece ser objeto de estudo e reflexão. Assim, o objetivo geral do presente artigo, consiste na investigação e reflexão sobre o processo de formação continuada dos agentes sociais de esporte e lazer vinculados ao Programa, enquanto instrumento de formação profissional de agentes sociais de lazer e esporte recreativo, verificando possíveis implicações no trabalho desenvolvido nas comunidades, em especial, o trabalho desenvolvido no Centro Esportivo do Jardim Lavínia, no Município de São Bernardo do Campo. Como metodologia, o artigo foi desenvolvido por meio da combinação da pesquisa bibliográfica, documental e empírica, a partir da análise de conteúdo de documentos legais sobre o PELC, bem como por meio da observação participante. Como principais resultados entendemos que o processo de formação profissional de agentes sociais de lazer e esporte recreativo apresentado pelo PELC no Jardim Lavínia utilizou uma metodologia de trabalho com o objetivo de transformar a sociedade, partindo do princípio da valorização da cultura local e buscando a ampliação da mesma, sem negar a anterior. A preocupação em formar cidadãos que possam usufruir com consciência e criticidade seus momentos de lazer, se apropriando dos diferentes conteúdos possíveis, foi a proposta que ao se inserir em um Centro Esportivo, como o localizado na periferia de uma grande cidade da região metropolitana de São Paulo, consegue apresentar transformações sociais, ainda que singelas, mas capazes de ressignificar a utilização de um espaço público, tornando-o mais democrático e acessível a todos.

Endereço: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/572

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.