A Formação Profissional em Educação Física Diante da Expansão do Ensino Superior Privado: Um Estudo de Caso do Imaginário do Corpo Discente de Uma Instituição do Rio de Janeiro

Por: Adriana Martins Correia.

Corpus Et Scientia - v.2 - n.1 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo busca tecer algumas reflexões a respeito do perfil do aluno queingressa em um curso de Licenciatura Educação Física em uma instituição privada doRio de Janeiro, considerando as particularidades geradas a partir de um processo de“barateamento” do ensino superior. A investigação inicia-se com um brevemapeamento estatístico do corpo discente estudado e aprofunda-se no estudo dasconstruções imaginárias de alunos que representam este grupo. Para a análise dassignificações imaginárias foi utilizada a concepção de Castoriadis (1982, 1999),apoiada no referencial teórico-metodológico da análise do discurso (Orlandi, 1988,1994, 1996) e nas discussões de Velho (1989, 1994) a respeito dos indivíduos dassociedades complexas. Ao final são destacadas algumas reflexões a respeito daformação profissional e do mercado de trabalho, gerado a partir das singularidadesreveladas nos imaginários que os informantes constróem a respeito do significado docurso superior e de suas perspectivas profissionais.

Endereço: http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/view/168/136

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.