Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a proposta curricular do curso de Licenciatura em Educação Física, do Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP para analisar se esse documento está em consonância com as Diretrizes Nacionais para o curso de licenciatura em Educação Física, vindo a propor mudanças no que tange à formação inicial do profissional de Educação Física no Amapá. Para isso cruzou as seguintes informações: a) as avaliações sobre a matriz curricular realizadas pelos alunos do quinto semestre da primeira turma do curso de licenciatura em Educação Física do CEAP; b) a proposta de currículo que é o PP de 2006 reformulado pelo Núcleo Docente Estruturante – NDE dessa instituição; c) a perspectiva do NDE sobre o currículo, decorrente das reflexões suscitadas quando das entrevistas para a coleta de dados desta pesquisa. Utilizou-se, como método de trabalho, a pesquisa qualitativa, descritiva, a análise de conteúdo e a pesquisa documental a partir da análise da proposta pedagógica de 2006 do CEAP; do parecer 09/2001 que serviu de base para a resolução 01/2004 que define as Diretrizes Nacionais para a Licenciatura; do parecer 058/2004 que serviu de base para as diretrizes nacionais para os cursos de graduação e licenciatura, em Educação Física; da resolução CNE/CES nº 07/2004, que institui as Diretrizes Curriculares para os cursos de Graduação em Educação Física; da resolução nº 01/2002, que trata das Diretrizes Curriculares para os cursos de formação de professores de Educação Básica em nível superior com licenciatura plena. Os resultados apresentam um currículo onde a avaliação é predominante, apresentando inicialmente uma contradição entre as teorias tradicionais e críticas e posteriormente uma reformulação no currículo prescrito transitando entre as teorias críticas e pós-modernas.

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