Resumo

INTRODUÇÃO

Freqüentemente, quando uma instituição ou uru grupo se propõe a examinar a formação docente dos professores de Educação Física de uma maneira restrita, geralmente pensa em reformas curriculares, quando o foco e a formação inicial, e em cursos de atualização, quando o eixo é a formação permanente ou formação continuada. No primeiro caso, a lógica proposta é a do papel em branco, isto é, o acadêmico ingressa na ESEF, não sabe nada e necessita ser formado. No segundo caso, a lógica utilizada é de que os professores são seres incompletos que necessitam ser integralizados. Argumentos como estes têm servido para subsidiar políticas públicas e, também, para organizar projetos de formação inicial e de formação permanente dos . professores_ Nessas ocasiões, a idéia de fundo é resolver os problemas da educação capacitando os professores (Taffarel, 1993), o que leva os responsáveis por essas políticas a tomarem decisões sem levar em consideração o que pensam os diferentes coletivos docentes (Molina e Cordeiro, 1996). 

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