Resumo

O objetivo do presente estudo foi o de analisar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento técnico-tático dos jogadores de futsal nas categorias sub-13 e sub-15 em Santa Catarina. Participaram da investigação 34 jogadores de futsal, sendo 9 experientes e 25 não experientes, de dois clubes de Santa Catarina pertencentes a duas equipes na categoria sub-13 e duas equipes na categoria sub-15, bem como os quatro treinadores responsáveis pelas equipes correspondentes. Na análise dos dados, foram utilizados os recursos da estatística descritiva (média, desvio padrão, soma, frequência absoluta e frequência relativa), o teste Kolmogorov-Smirnov, o teste t pareado e o teste t para amostras independentes, contidos no programa SPSS for Windows, versão 17.0, com nível de significância de 5%. Os resultados encontrados revelaram que a preparação técnico-tática das equipes investigadas, independente do período do planejamento da temporada esportiva, assume um papel de destaque por meio de tarefas de treinamento técnico-tático ou nos diferentes tipos de jogos realizados. Todos os treinadores procuram privilegiar as ações técnico-táticas, diferenciando-se somente na sua abordagem, seja por meio de jogos formais, jogos condicionados, combinação de ações pré-estabelecidas ou estruturas funcionais. Em relação à associação entre o nível de desempenho técnico-tático individual e a experiência esportiva dos jogadores investigados, os resultados indicam que o processo de treinamento contribui efetivamente na melhora do desempenho técnicotático individual, principalmente de jogadores experientes, nomeadamente nos componentes #adaptação# e #eficácia# e nos indicadores de #marcação ao jogador sem a bola#, #condução#, #finalização# e #drible#. A análise do impacto das metodologias empregadas pelos treinadores no desenvolvimento técnico-tático individual de jogadores revelou que o #aprimoramento do gesto técnico#, as #estruturas funcionais# e o #jogo formal#, independente do período de treinamento, são as atividades mais utilizadas pelos treinadores das categorias sub-13 e sub-15. Embora tenha sido observada evolução técnico-tática em todos os jogadores investigados, as equipes que gastaram mais tempo em atividades técnico-táticas obtiveram as melhores evoluções do desempenho, tanto na categoria sub-13 quanto na categoria sub-15. Ao caracterizar o processo de treinamento a partir dos diferentes elementos avaliados (nível de desempenho técnico-tático individual, sessões de treinamento, períodos de preparação esportiva, experiência esportiva e diferentes categorias) durante uma temporada esportiva, as evidências encontradas permitem concluir que as metodologias aplicadas pelos treinadores no processo de ensino-aprendizagem-treinamento diferenciam-se de acordo com a categoria, influenciando, de modo distinto, nos componentes (adaptação, eficácia e tomada de decisão) do desempenho técnico-tático individual dos jogadores, assim como a experiência esportiva afeta o nível de desenvolvimento técnico-tático durante uma temporada esportiva, independentemente da categoria a que pertencem. Além disso, ressaltam que o processo de ensino-aprendizagem-treinamento, baseado no desenvolvimento harmônico dos componentes que cercam o rendimento esportivo, melhor auxilia na formação esportiva de jovens jogadores de futsal.

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