A Funcionalidade do Conhecimento de Resultados no Processamento de Informações de Crianças Especiais.

Por: Jaime Jimenez Guzman.

97 páginas. 1987

Send to Kindle


Resumo

Segundo a teoria de processamento de informações (Theios, 1975), o ser humano é um processador de informações e o CR é uma importante variável neste processo. O intervalo de pós-CR é o período que a criança utiliza durante o aprendizado de uma tarefa motora para tentar melhorar seu desempenho. Com esta perspectiva em vista, o presente estudo foi proposto para investigar os efeitos de diferentes tempos de intervalo na aprendizagem de uma tarefa de posicionamento linear. Trinta (N=30) crianças com média de idade de 8,4 anos pertencentes a rede municipal de ensino do Rio de Janeiro foram randomizados em dois (2) grupos, cada um incluindo quinze (N = 15) crianças, sendo um composto por crianças normais (Gn) e o outro por crianças especiais (Ge). De acordo com a manipulação experimental cada criança executou a tarefa (uma série de posicionamentos de uma manivela para um ponto de uma barra deslizante) com tempos de 1, 5, 10 e 15 segundos para processamento. Uma análise de variância (ANOVA) fatorial com medidas repetidas (grupo X intervalos de processamento) revelou significativos efeitos no tratamento entre grupos F1,29 = 428,67, P < 0,01, tempo de intervalo de processamento F3,84 = 10,89, P < 0,01 e interação de grupos X tempo de intervalo F1,84 = 28,82, P < 0,01. Os testes posteriores (Tukey-a) indicaram: (1) que as crianças especiais utilizam o CR para melhorar a performance, mas são menos competentes quantitativamente do que as normais; (2) o intervalo mais adequado para utilização do CR é o de 5 segundos para ambos os grupos; (3) o intervalo de 10 segundos ou acima é inadequado para a criança especial levando ao esquecimento (proprioceptivo) de informação e, conseqüentemente, à deterioração da performance, o que não aconteceu com as crianças normais. Aparentemente, tanto crianças normais quanto as especiais não utilizam CR no intervalo de processamento de 1 segundo. Possivelmente por falta de tempo necessário que o organismo processador necessita para esquematizar a informação na melhora da tentativa seguinte. Os resultados foram interpretados como fonte de informações para providências pedagógico-metodológicas no processo de ensino-aprendizagem.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=440&listaDetalhes%5B%5D=440&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.