Resumo

Esta pesquisa analisou o desenvolvimento de um projeto de extensão em Ginástica Para Todos (GPT) que se propôs utilizar princípios da pedagogia freiriana como base metodológica para o processo de construção coreográfica. O objeto de análise foi o projeto de extensão Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD), vinculado a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Buscou-se averiguar o perfil dos participantes do projeto durante o primeiro semestre do ano de 2019; verificar a sistematização da proposta metodológica desenvolvida no projeto; compreender o desenvolvimento do processo de construção coreográfica; compreender, a partir das vozes dos integrantes do projeto, quais princípios da pedagogia freiriana foram mais evidenciados durante a experiência extensionista. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso como estratégia de pesquisa. Os dados foram construídos a partir de questionários pré e pós projeto, diário de campo, acervo de informações construído pelo projeto GGD e grupos focais. Para análise dos dados, utilizou-se tabulação simples, a Análise Temática e Construção da Explanação. Verificou-se que os princípios da pedagogia freiriana são adequados e relevantes para orientar projetos de extensão universitária em GPT, uma vez que os fundamentos desta prática corporal vão ao encontro de ações que primam pela formação humana dos sujeitos. As especificidades do contexto onde o GGD está inserido tornaram o emprego dos princípios da pedagogia freiriana mais pertinentes ainda, pois a realidade que circunda a UFVJM apresenta uma série de características que exigem, propostas educacionais que primem pela emancipação dos sujeitos que ali vivem, principalmente no que tange a superação dos estigmas que levam a marginalização da região de abrangência da universidade. A proposta metodológica do GGD foi criada a partir da práxis. A realização do projeto compreendeu o desenvolvimento de oito fases, as quais aconteceram de forma interligada e fluida, sem uma rigidez que delimitasse o início e o término de cada etapa. A sistematização das fases do processo de construção coreográfica (eixo articulador do projeto), subsidiada pela teoria que fundamenta o Método Paulo Freire e a prática da GPT, se deu de forma processual e centrada nos integrantes do projeto. Foram as dinâmicas construídas pelo grupo, a partir das demandas que emergiram no cotidiano do projeto, que determinaram a ordenação, combinação e duração das etapas. A presença dos princípios da dialogicidade e politicidade no ato educativo foram evidentes durante o desenvolvimento do projeto, fato também observado no depoimentos dos integrantes do GGD revelados nos grupos focais. Esta pesquisa contribuiu como uma alternativa para o desenvolvimento da GPT no âmbito educacional. Foi demonstrado que estabelecer relações entre a GPT e os princípios freirianos é uma possibilidade concreta e, dependendo do contexto, pode ser uma opção metodológica pertinente e urgente. A pedagogia freiriana é um referencial teórico-metodológico nacional que contribui sobremaneira para promover a formação humanizadora na GPT, principalmente quando compreende-se que o ato educativo não se separa do ato político.

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