Resumo

O trabalho foi realizado no ano de 2005 com 60 alunas da disciplina
Gerontocoreografia do Programa Idoso Feliz Participa Sempre-Universidade na
Terceira Idade Adulta da Universidade Federal do Amazonas (PIFPS-U3IA/UFAM).
Formavam duas turmas: T1 (45-59 anos) e T2 (60 em diante). Com objetivo de
oportunizar as alunas vivenciar tipos diferentes de danças e ritmos através
da execução de combinações de movimentos ensaiados para apresentações. A
gerontocoreografia é a junção do duplo termo (gerontologia + coreografia) associado
para descrever a dança coreográfica executada em grupo ou individual praticada
por pessoas idosas Puga BARBOSA (2003). Segundo ROSA (1993), no processo de
envelhecimento, o comprometimento no rendimento motor em idosos é comum,
podendo afetar gradativamente nas atividades diárias. Contudo, a coordenação motora
se for exercitada pode amenizar os danos causados no envelhecimento. Cujo pode
ser trabalhada com seqüências de movimentos e uma infindável variedade de
combinações (VAN NORMAN apud SILVA, 1998). Com isso, a dança, torna-se uma
ótima opção por oportunizar aos seus praticantes desenvolver a capacidade
coordenativa. Permitindo assim, maior mobilidade e independência CARLI (2000).
As aulas tinham duração de uma hora, realizadas duas vezes por semana. Durante o
aquecimento eram utilizados padrões de movimentos da vida diária. Segundo PIRET
e BÉZIERS (1992) essa é maneira mais fácil de desenvolver os movimentos
coordenativos nos idosos. As coreografias eram trabalhadas por partes, com variações
de ritmos, direções e na medida do possível de planos. Por ser uma dança coreográfica
o trabalho em grupo e a coordenação dos movimentos é essencial para que a
apresentação seja um sucesso. Devido à isso, a repetição de movimentos e dedicação
das aulas são importantes. Pois, segundo VAN NORMAN (apud SILVA, 1998),
transformará um acontecimento consciente em um processo de evolução
inconsciente, resultando em maior precisão de movimento. Contudo podemos
considerar que no ano de 2005 as idosas das turmas de gerontocoreografia T1 e T2
do PIFPS-U3IA/UFAM obtiveram uma visível melhora no desenvolvimento
psicomotor, comprovado nas coreografias apresentadas. Além de promover um
ótimo trabalho em grupo o que favoreceu a sua inclusão social. Coreografias
desenvolvidas: Mãozinha: colégio Dom Bosco; PIFPS; T1 e T2. Maria: PIFPS; T1
e T2. Country: FFATIAM; T1. Sol de Verão: FEIMAP; T1. Xote: FFATIAM; T2.
Louca Tempestade: FEIMAP; T2.

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