Resumo

A gestão da educação física escolar (GEFE) trata fundamentalmente da aplicação dos conceitos de gestão e administração ao âmbito da educação física escolar, amparada pelos conceitos da gestão educacional e gestão escolar. O objetivo do estudo foi o de analisar a presença de disciplinas relacionadas à GEFE, nos currículos de graduação dos cursos de educação física, licenciatura e bacharelado, das universidades brasileiras, que possuem programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física, com nota igual ou superior a 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para auxiliar a investigação, verificou se os cursos de graduação em Educação Física das instituições pesquisadas oferecem conteúdos que preparem os futuros licenciados no desenvolvimento das atividades pertinentes ao ambiente escolar, sejam relacionadas à Educação Física, ou à gestão da escola. Foi um estudo descritivo e documental, que descreveu o fenômeno analisado e utilizou-se de informações obtidas a partir de registros públicos em suas atividades. Foram acessadas as grades curriculares no site de cada instituição que compôs a amostra para identificar as disciplinas relacionadas à gestão da educação física escolar. Foram encontradas 45 disciplinas sendo 37 ofertadas na licenciatura de forma obrigatória e 3 de forma optativa. Já no bacharelado, foram encontradas 13 obrigatórias e 2 optativas. A maioria das disciplinas (60%) pertencem às temáticas da gestão educacional e escolar na licenciatura, enquanto as demais são relacionadas à gestão da educação física e gestão do esporte, que estão mais presentes no bacharelado. Os dados sugerem haver deficiência de conteúdos sobre o desenvolvimento a gestão do esporte na licenciatura, sendo que disciplinas de gestão da educação física escolar possibilitam a inserção dessa temática no âmbito escolar, melhorando a formação inicial e a qualificação dos professores.