Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como base teórica a prática psicomotriz educativa de enfoque relacional, procurando avaliar se esta proposta oportuniza o desenvolvimento da atividade imitativa e a interação entre meninos e meninas. Justifica-se esta pesquisa pela necessidade de repensar a gestão das aulas de Educação Física, por pedagogos, nos anos iniciais do Ensino Fundamenta e, também, pela importância da brincadeira na vida escolar das crianças. Trata-se de uma pesquisa Intervencionista do Tipo Pedagógica, a partir da Psicomotricidade Relacional, que utilizou a observação e o grupo focal como instrumentos de coleta de dados. Aborda a gestão das aulas de Educação Física com crianças, a metodologia utilizada na intervenção, a importância da imitação para o aprendizado e o desenvolvimento e as interações entre gêneros. Os sujeitos desta pesquisa foram os alunos que cursaram o primeiro ano do Ensino Fundamental nos anos de 2015 e 2016 na escola estadual Dr. Alcides Marques, em Jaguarão/RS. O procedimento de Análise Textual Discursiva utilizado para a análise dos dados desta pesquisa, resultou em três categorias que contemplam as interações entre meninos e meninas, a imitação, a Psicomotricidade Relacional e as intervenções da professora. Os resultados mostraram que as interações entre os gêneros ocorreram com mais frequência depois das intervenções da professora e a imitação foi utilizada pelas crianças diversas vezes em suas brincadeiras de forma espontânea, sobretudo, para auxiliar na aprendizagem.

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