Resumo

O objetivo desse trabalho foi compreender as especificidades de implementação e acompanhamento de projetos esportivos escolares desenvolvidos em contraturno no estado do Paraná. O N amostral foi composto por 49 gestores representando os 32 núcleos regionais de educação do estado. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas e adaptadas do instrumento da UNESCO sobre Gestão em Educação Física de Qualidade. Para a análise dos dados qualitativos obtidos através das entrevistas foi utilizado o software IRAMUTEQ a partir da técnica de Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Os resultados indicaram um discurso de negativa quanto à oferta de projetos esportivos amparados no princípio da gestão democrática.  A análise de classes das falas constatou que a observação e o contato informal são os principais vetores utilizados pelos gestores para avaliar a condução dos projetos esportivos nas escolas públicas do Paraná. Constatou-se também a inexistência de um mecanismo efetivo de monitoramento e avaliação dos projetos esportivos desenvolvidos em contraturno, o que dificulta o estabelecimento de metas e padrões de qualidade. Conclui-se a partir dos dados obtidos junto a necessidade de constituição de parâmetros claros para implementação e acompanhamento por parte da Secretaria Estadual de Educação sobre os objetivos e metas dessa política.

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