Resumo

Este estudo teve o objetivo de analisar e interpretar a adequação dos componentes dos postulados filosóficos de A Educação Estética do Homem de Friedrich Schiller às análises documentais: a) do fenômeno da estética do corpo revelada nas perspectivas dos atores (autores-professores e praticantes) das academias de ginástica, b) do esteticismo de Mário Vieira de Mello e c) da estetização da existência do cotidiano de Michel Maffesoli. A metodologia utilizada foi a de abordagem por adequação em pesquisa de natureza filosófica em Educação Física, do tipo que analisa a partir de um paradigma ou modelo teórico (Pearson, 1990). Os resultados da investigação confirmam a hipótese do enquadramento apropriado das análises documentais deste estudo aos componentes S1 (Natureza Mista do Homem: Razão e Sensibilidade); S2 (Equilíbrio da Natureza Humana: Beleza e Jogo) e S3 (Educação Estética do Homem: Moralidade, Liberdade e Aparência Estética) dos postulados filosóficos de Friedrich Schiller. Em última análise, a matriz de adequação dos componentes S1, S2 e S3 às análises documentais do estudo revelam sentidos (cruzamentos) e significados (interpretações) que permitem concluir que dá uma concepção filosófica ("esteticismo") e sociológica ("estetização do cotidiano") no propósito "aparência estética do corpo" dos atores sociais das academias de ginástica brasileira.

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