Resumo

Este trabalho tem como objetivo propor a estruturação de um programa de Educação Física adequado ao desenvolvimento da criança fundamentado nos elementos básicos de Ginástica Artística e Ginástica Rítmica. A justificativa desta proposta está baseada no princípio que diz que o processo ensino aprendizagem deve respeitar as características da fase em que a criança se encontra. Dos seis aos dez anos, as necessidades de movimento são compatíveis com as atividades proporcionadas por essas modalidades de esporte. Os dados dessa pesquisa qualitativa foram coletados através de questionários e entrevistas que trouxeram à verificação o pensamento dos professores da área e o conhecimento das condições de trabalho que as escolas oferecem. De um modo geral se depreende uma insatisfação dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento motor da 1B. fase do 1°. grau em relação à direção das escolas. Por outro lado há um certo desconhecimento por parte dos diretores, quanto ao desempenhodesses professores na aplicação dos conteúdos programáticos. Percebe-se ainda, uma preocupação maior com a disciplina em detrimento da experimentação, da auto descoberta e da solução de problemas. Dentro de um contexto social, a política educacional busca superar suas dificuldades caminhando para uma descoberta de sua identidade verdadeira. Neste panorama está a Educação Física com duas dimensões antagónicas: - de um lado profissionais que acreditam numa perspectiva de mudança", num repensar filosófico da Educação Física, num corte epistemológico" no campo teórico, ocorrendo um processo contínuo, despontando em um novo conhecimento científico. É um ideal que se declara em contraposição com a realidade do outro lado observa-se a ação pedagógica do professor de Educação Física. É esta contradição que se pode detectar após uma análise desta pesquisa educacional.