A Ginástica em Escolas do Agreste Alagoano na Perspectiva Crítico-superadora: Possibilidades Para o Enfrentamento do Esvaziamento dos Conteúdos Clássicos da Cultura Corporal

Por: Deysianne França Matos Silva, Irinaldo Deodato Silva e .

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho se insere nos estudos da Rede LEPEL em torno das problemáticas significativas da produção do conhecimento, das políticas públicas, do trabalho pedagógico e da formação de professores, e trata de atividades pedagógicas desenvolvidas na universidade e na escola. Estas visam contribuir com a formação humana dos estudantes da graduação em Educação Física (EF) e da rede pública de ensino por meio da objetivação e apropriação coletivas de seus conteúdos clássicos, em especial os relacionados à ginástica. Estas atividades pedagógicas foram realizadas no agreste alagoano, no Campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e em escolas situadas na cidade de Arapiraca e região, e se deram por meio da metodologia crítico-superadora e da pedagogia histórico-crítica . O trabalho com a ginástica parte das constatações: em torno do ensino da ginástica na escola, realizadas através da apropriação de estudos anteriores sobre o assunto; sobre o grau de apropriação deste conteúdo pelos estudantes do curso de EF licenciatura, por meio de levantamentos durante as aulas na universidade. O que se constata, é que o conteúdo da ginástica está sumindo do currículo escolar. A falta de infraestrutura adequada, e o despreparo dos professores são os principais motivos do esvaziamento deste conteúdo nas escolas, o que desestimula o professor a ensinar à ginástica (Coletivo de Autores, 1992, p.77). Um levantamento junto a uma turma da disciplina de ginástica na UFAL demonstrou que, dentre 60 estudantes, cerca de 50 nunca tiveram aula com este conteúdo na educação básica. De forma a responder de forma rigorosa, radical e de conjunto ao problema colocado, lançamos o desafio de aproximar os estudantes do conhecimento da ginástica de forma sistemática, a partir de proposições críticas que possibilitem a superação do estado de coisas constatado.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5500

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.