A Ginástica Geral na Intervenção do Pibid de Educação Física Numa Perspectiva de Formação Cultural e Inclusão Social

Por: Ana Claudia Martins, Andreia Cristina Peixoto Ferreira, Bruna Kely Silva Pereira, José Francisco Silva Sampaio, Leandro Kenner Rodrigues de Carvalho, Lilian Pereira dos Santos, Michele Christine Borges, Michele Gley e Rúbia Cristina Duarte Garcia Dias.

Conexões - v.13 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Esse trabalho sistematiza a experiência pedagógica do PIBID de Educação Física da UFG/Regional Catalão, realizada em uma escola parceira da rede pública estadual de Educação da cidade de Catalão/GO, especialmente, com o conteúdo temático de Ginástica Geral (GG). No primeiro momento, procuramos situar nuances do percurso de fundamentação e elaboração do diagnóstico, problemáticas, metodologias e intervenção pedagógica realizadas entre abril de 2010 e dezembro de 2013, nos processos de planejamento (PCTP, pesquisa-ação e participante), oficinas e aulas inspiradas nas Pedagogias Críticas em Educação e Educação Física. No trato com os conteúdos temáticos, em especial a GG, reconhece-se que as aulas de Educação Física devem se constituir como espaço de formação e experimentação, que oportunize o acesso à diversidade de experiências corporais no campo da interface de elementos da cultura corporal. Os sequenciadores de aulas deste conteúdo foram inspirados em experiências formativas curriculares da licenciatura, em oficinas teórico-metodológicas, bem como em obras de autores que se debruçam na investigação e produção relativa à GG. Buscou-se oportunizar aos/as alunos/as o contato com a GG a fim de que possam compreendê-la como fenômeno social, histórica e culturalmente produzido pelo homem, constituindo-se como elemento da cultura corporal que deve ser apropriado por todos/as.

Endereço: http://conexoes.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/1332

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.