Resumo

A ginástica possui um espaço restrito no currículo da formação inicial em Educação Física, tendo em vista a pluralidade de suas modalidades esportivas e o conjunto de saberes gímnicos que integram os fundamentos dessa área profi ssional. Nesse contexto, o docente que atua com a(s) disciplina(s) de ginástica tem que fazer opções sobre o que e como irá abordar esse universo da ginástica, sempre priorizando refl exões sobre o porquê dessas decisões, afi nal, isso infl uenciará as perspectivas de atuação do profi ssional e sua capacidade de promover a cultura ginástica como um todo. Nesse trabalho realizamos uma discussão sobre uma difi culdade que os docentes apresentam: como promover a capacitação para trabalhar com a iniciação esportiva e ainda abordar a diversidade da cultura ginástica, sendo que ambos demandam muito tempo? Para isso, combinamos à revisão de literatura dois relatos de experiência: o relato de uma técnica de ginástica artística feminina (GAF) de alto rendimento sobre a sua atuação na formação continuada de profi ssionais em Educação Física; e o relato de um docente da formação inicial em Educação Física sobre o desenvolvimento das disciplinas de ginástica realizadas em três instituições de ensino superior diferentes. A pesquisa nos mostrou que se optarmos pela formação voltada para a iniciação esportiva, restringiremos demais as possibilidades reais de atuação profi ssional e a difusão plural da ginástica. No entanto, um problema encontrado é que a noção dos fundamentos técnico-pedagógicos da ginástica é superfi cial em muitos casos. Indicamos que deve haver uma maior qualifi cação e aprofundamento nesses fundamentos, relacionando-os aos aspectos históricos, sociais e culturais da ginástica, pois isso permitirá ao profi ssional introduzir a prática esportiva com efetividade e sem hiatos com a iniciação esportiva. Aliado a isso, deve haver opções de aprofundamento técnicodesportivo na forma de extensão e pesquisa, gerando demanda para atuação nesse segmento.

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