Resumo

Esta investigação faz parte de um estudo bibliográfico acerca das referências históricas da ginástica rítmica no Estado de Pernambuco. Para tanto, tomamos como fontes investigativas os documentos, os vídeos e os relatórios de instituições que vêm fomentando a prática e a produção do conhecimento como é o caso da Federação de Ginástica, do Departamento de Esportes e da Gerência do Esporte Educacional do Governo do Estado e Escolas. Portanto, no trato com o conhecimento na dinâmica da prática da ginástica rítmica articulam-se aspectos históricos que caracterizam o objeto cognoscível referentes aos conceitos científicos e à relação entre saberes e a ciência ou saber de referência, gerados e produzidos. Ao estruturarmos um estudo da história da ginástica rítmica, tendo como foco, a ginástica rítmica no Estado de Pernambuco, é um problema investigativo-metodológico básico, vez que, quando se aponta o conhecimento para sua assimilação, se evidencia a natureza do pensamento teórico que se pretende desenvolver. Podemos dizer, assim, que este estudo é um dos pilares que podem apontar elementos principais sobre o conhecimento de que trata a ginástica, como o mesmo é sistematizado e hierarquizado, o que, geralmente, se denomina de práticas no campo da ginástica. Considerando que o conhecimento de que trata a Educação Física é o conhecimento da cultura corporal, o estudo desse conhecimento visa a apreender sua gênese e as necessidades estabelecidas historicamente, ampliando as possibilidades de compreensão, explicação e intervenção dos sujeitos na realidade contraditória e complexa. Se a finalidade é, portanto, não somente entender, pensar o mundo, mas transformá-lo, isso exige que a produção do conhecimento tenha como base a realidade que se quer transformar e o projeto histórico que se quer construir. Nesta trajetória histórica o objetivo desta pesquisa é expor uma análise do contexto histórico da ginástica rítmica em Pernambuco, desde sua primeira aparição, desenvolvimento e suas possibilidades de atuação em festivais, competições, escolinhas esportivas e no conteúdo da Educação Física. Para assim, podermos contribuir com as discussões, reflexões e estudos que tratam da evolução histórica da ginástica num contexto real e contraditório, sistematizando o processo de desenvolvimento e sistematização dessa prática corporal seus conflitos e/ou confluências nos diferentes momentos históricos de nosso Estado.

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