A Ginástica Rítmica em Pernambuco: Sua História e Atual Contexto

Por: Geanine da Silva, João Renato Nunes, Karine Alexandrino, Katyuscia de Lima, Laurecy Dias dos Santos e Tereza Luiza de França.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Esta investigação faz parte de um estudo bibliográfico acerca das referências históricas da ginástica rítmica no Estado de Pernambuco. Para tanto, tomamos como fontes investigativas os documentos, os vídeos e os relatórios de instituições que vêm fomentando a prática e a produção do conhecimento como é o caso da Federação de Ginástica, do Departamento de Esportes e da Gerência do Esporte Educacional do Governo do Estado e Escolas. Portanto, no trato com o conhecimento na dinâmica da prática da ginástica rítmica articulam-se aspectos históricos que caracterizam o objeto cognoscível referentes aos conceitos científicos e à relação entre saberes e a ciência ou saber de referência, gerados e produzidos. Ao estruturarmos um estudo da história da ginástica rítmica, tendo como foco, a ginástica rítmica no Estado de Pernambuco, é um problema investigativo-metodológico básico, vez que, quando se aponta o conhecimento para sua assimilação, se evidencia a natureza do pensamento teórico que se pretende desenvolver. Podemos dizer, assim, que este estudo é um dos pilares que podem apontar elementos principais sobre o conhecimento de que trata a ginástica, como o mesmo é sistematizado e hierarquizado, o que, geralmente, se denomina de práticas no campo da ginástica. Considerando que o conhecimento de que trata a Educação Física é o conhecimento da cultura corporal, o estudo desse conhecimento visa a apreender sua gênese e as necessidades estabelecidas historicamente, ampliando as possibilidades de compreensão, explicação e intervenção dos sujeitos na realidade contraditória e complexa. Se a finalidade é, portanto, não somente entender, pensar o mundo, mas transformá-lo, isso exige que a produção do conhecimento tenha como base a realidade que se quer transformar e o projeto histórico que se quer construir. Nesta trajetória histórica o objetivo desta pesquisa é expor uma análise do contexto histórico da ginástica rítmica em Pernambuco, desde sua primeira aparição, desenvolvimento e suas possibilidades de atuação em festivais, competições, escolinhas esportivas e no conteúdo da Educação Física. Para assim, podermos contribuir com as discussões, reflexões e estudos que tratam da evolução histórica da ginástica num contexto real e contraditório, sistematizando o processo de desenvolvimento e sistematização dessa prática corporal seus conflitos e/ou confluências nos diferentes momentos históricos de nosso Estado.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.