A Grelha do Conhecimento Tático-estratégico dos Levantadores: Estudo Realizado com os Campeões dos Escalões de Base e da Superliga de Voleibol

Por: Cristino Julio Alves da Silva Matias e .

Caderno de Educação Física e Esporte - v.9 - n.16 - 2010

Send to Kindle


Resumo

A presente investigação visou prosseguir com o desenvolvimento da grelha referente ao conhecimento tático-estratégico do levantador de voleibol. A amostra teve como voluntários os levantadores campeões de São Paulo e Minas Gerais, masculino e feminino, das competições promovidas pelas Federações destes estados, nos escalões Mirim (sub-14), Infantil (sub-15), Infanto (sub-17) e Juvenil (sub-20). Também houve a inclusão do campeão Adulto (Profissional) da Superliga Masculina e Feminina (n=18). Foi aplicada uma entrevista individual e semi-estruturada com referência na grelha de conhecimento tático-estratégico do levantador (QUEIROGA, 2005). Os textos das dezoito entrevistas semi-estruturadas foram codificados, comparados e agrupados por similaridade de sentido (MINAYO; SANCHES, 1993; THOMAS; NELSON, 2002). Por meio de uma interpretação lógica e semântica para interpretação das entrevistas, este estudo confirmou as categorias já existentes na grelha de conhecimento tático-estratégico do levantador. Além disto, permitiu o acréscimo de novas categorias: Leitura, Número de Atacantes, Características do Saque Adversário, Características Técnicas e Táticas dos Nossos Passadores e Treinador. Esta nova grelha gerada a partir deste estudo, continuação dos estudos de Mesquita e Graça (2002a) e Queiroga (2005), poderá servir de suporte e contribuir no processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos levantadores de voleibol.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/3806

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.