A Hidrocinesioterapia no Tratamento da Fibromialgia

Por: Carla Mirelle Giotto Mai, Jaqueline de Fátima Biazus, Karine Hübner Brondani, Paula Rabenschlag Bordin e Sandra Cristina da Veiga Morais.

Lecturas en Educación Física y Deportes - v.23 - n.246 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A fibromialgia (FM) tem por característica a dor musculoesquelética generalizada. Afim de atenuar seus sintomas propostas de terapias complementares surgem, e a hidrocinesioterapia figura como uma solução efetiva de intervenção. Assim, o objetivo deste estudo foi demonstrar os efeitos de um tratamento com hidrocinesioterapia sobre a percepção de dor, seus efeitos nos pontos dolorosos (tender points) em mulheres com diagnóstico de FM. Trata-se de uma pesquisa experimental com pré e pós-teste sem grupo controle, composta de 08 sujeitas com FM entre 40 e 55 anos, residentes na cidade de Santa Maria/RS. Para a coleta dos dados utilizou-se a Escala da Sensação Subjetiva ao Esforço PSE - Escala Borg e o Índice Miálgico. O tratamento foi composto por 21 sessões de hidrocinesioterapia em piscina aquecida dividia em 3 estágio: Estágio inicial compreendeu a intensidade fácil, o estágio 02 com intensidade relativamente fácil e o estágio 03 com intensidade ligeiramente cansativo. Para analisar a normalidade dos dados foram utilizados os testes Kolmogoroff e paramétricos, na comparação dos pontos sensíveis no inicio e ao final do tratamento foi aplicado o teste t de Student. Os resultados demonstraram uma diminuição significativa de 36% na intensidade de dor (p = 0,043), havendo uma redução importante no número de pontos de dor (tender points) apresentados no inicio e ao final do tratamento. O presente estudo sugere que a hidrocinesioterapia é eficiente no tratamento da FM e apresenta-se como uma proposta confiável ao ortador de FM.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/597

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.