A História da Educação Física e Esportes no Contexto Escolar

Por: Enéias Ferreira Leite de Oliveira e Jeremias dos Santos.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

O exercício físico foi introduzido no contexto escolar no final do século XIII, com maior desenvolvimento, no entanto no século XIX, sendo a Europa a pioneira desta prática. Notamos que tanto a revolução burguesa quanto a revolução industrial, contribuíram de forma direta na História da Educação Física que até então denominada ginástica. Contudo, é importante frisar, que o advento da revolução industrial criou uma nova sociedade, onde a mulher sofreu processos evolutivos capazes de romper velhos preconceitos sociais e fez assim que a educação abrissem novas fronteiras para o conhecimento. Observamos que a Educação Física acompanhou estas mudanças com a criação das escolas Alemã, Sueca e Francesa que tratavam, sobretudo do corpo. No Brasil, homens como Rui Barbosa e Fernando Azevedo, traçaram um perfil para o desenvolvimento do corpo que inicialmente era transmitido pela figura do médico higienista e após algum tempo pela figura do professor de Educação Física. Lembramos que a introdução da educação física nas escolas do Brasil foi um processo que acompanhou os diferentes momentos políticos e sociais de forma direta e construtiva, a exemplo, da criação em Pernambuco de escolas como o Americano Batista. Agnes, Damas e Ginásio Pernambucano, instituições estas pioneiras neste tipo de conhecimento escolar, selecionamos neste momento o Colégio Americano Batista que está entre os cinco mais antigos colégios em funcionamento do Estado de Pernambuco. Oriundo da denominação religiosa Batista que sofreu repressão no Recife em 1886, este colégio que foi fundado em 15 de janeiro de 1906 pelo Dr. W. H. Canadá vem ao longo dos anos fazendo história nesta cidade; pois o mesmo foi o pioneiro em educação mista no Recife, criou o primeiro Jardim de Infância do Recife e introduziu o jogo de voleibol em Pernambuco. Afirmamos ainda que este estabelecimento possui, em seu quadro de ex-alunos, figuras de destaque em nossa sociedade como os primeiros formandos, bacharéis em Ciências e Letras no ano de 1917, Manuel Tertuliano Cerqueira , Manuel Dias e Gilberto Freyre, entre outros que se formaram em turmas subseqüentes como Ariano Suassuna e Marcus Acioly. Acreditamos que estudos futuros irão ratificar a importância das Instituições de Ensino supracitadas, na História da Educação Física Escolar no Estado de Pernambuco, bem como no rumo tomado pelo esporte na Cidade do Recife.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.