A História da Formação de Professores de Educação Física no Piaui: da Normalista a Especialidade Normal Superior ? 1939-1945

Por: José Carlos de Sousa.

XIV Congresso de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

RESUMO Este artigo é um recorte da dissertação apresentada na defesa de mestrado, a partir de uma pesquisa documental, de cunho histórico, tendo como objetivo investigar a configuração da formação de professores no Estado do Piauí no período de 1939 a 1945. O referido artigo pretende contribuir com os estudos relacionados à história da educação física, analisando como ocorreu a inserção da disciplina Educação Física e a formação dos professores dessa disciplina no contexto da escola pública no Piauí no período de 1939 a 1945. Utilizou-se para análise os relatórios, regulamentos, regimentos e decretos de ensino referentes à instrução pública da época como documentos de arquivos e fontes primárias localizados no arquivo público do Piauí. Os documentos oficiais, arquivo e fontes nos possibilitaram a analisar a formação do professor de Educação Física no referido lapso temporal pelos cursos “especial” de Educação Física da Inspetoria de Educação Física, no período de 1939 a 1945. O que se pretendeu neste trabalho de pesquisa foi verificar e responder o nosso questionamento como se deu a configuração da formação de professores educação física no Piauí. Concluímos que não foi diferente do restante do Brasil, do ponto de vista da legalidade, mas diferente na sua legitimidade.

Endereço: http://www.unicamp.br/unicamp/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.