Editora Panda Books. Brasil 2009. 276 páginas.

Sobre

O futebol desperta as mais diversas paixões no torcedor: paixão pelo time, pelos jogadores, pelo escudo, pelo estádio, pela mascote, pelo hino. E paixão pelas camisas. Resultado de uma pesquisa inédita, este livro traz mais de 1.900 camisas dos 12 maiores times do Brasil - Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco - e entra para o rol de documentos históricos do futebol brasileiro. Vista esta paixão!

"Camisas de clubes causam um incrível fascínio sobre os tarados por futebol. Você sempre vai se lembrar da camisa do time da sua infância, aquela que seu ídolo vestiu. Mas não se engane. Esse modelo significa só um pedaço da história.

Daí a importância deste livro. O ineditismo do trabalho de Rodolfo Rodrigues e Paulo Gini faz notar que nem tudo é tradição e até o que parece inovação, hoje em dia, já apareceu no passado. É um documento histórico, uma joia produzida pela dupla, ao mostrar a evolução ano após ano, modelo após modelo. Um trabalho que cada clube já deveria ter realizado há décadas, mas que só agora chega a sua mão, graças a um trabalho de pesquisa realizado por Paulo e Rodolfo."

Paulo Vinicius Coelho,
comentarista esportivo da ESPN-Brasil e da Folha de S. Paulo