A Hora e a Vez dos Esportes: a Criação do Jornal dos Sports e a Consolidação da Imprensa Esportiva no Rio de Janeiro (1931-1950)

Por: André Alexandre Guimarães Couto.

202 páginas. 2011 31/01/2011

Send to Kindle


Resumo

Neste trabalho informo que o início da década de 1930 pode ser considerado como um marco da imprensa esportiva. Tal observação se justifica por alguns fatores importantes. A imprensa em geral e, particularmente, a esportiva, desde o século XIX, se fez presente no cotidiano da sociedade e procurou trazer informações a respeito das práticas desportivas e da própria formação de uma cultura identitária da população atingida, mesmo que seguindo, fortemente, os padrões burgueses, cuja origem vinha da Europa.Desta forma, destaco o Jornal dos Sports como um periódico exemplar desta nova conjuntura. Fundado em 1931, procurava divulgar as práticas desportivas na cidade do Rio de Janeiro, buscando, também, valorizar os benefícios para a saúde e para a construção de uma representação de sociedade carioca mais dinâmica e moderna. A pesquisa procura também identifcar dois grandes momentos da gestão do periódico/empresa: de 1931/1936 e de 1936/1950. O primeiro sob a administração de Argemiro Bulcão e o segundo, presidido por Mário Rodrigues Filho. Desta forma, procuramos entender as continuidades e as rupturas de uma gestão para outra, sob a luz de conjunturas históricas distintas. 

Endereço: http://www.historia.uff.br/nepess/trabalhos.html

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.