A Idade e o Tempo de Atuação Como Fatores Associados à Utilização dos Temas Transversais Por Professores da Rede de Ensino Fundamental do Estado do Ceará

Por: Francisco José Rosa de Souza e Lucas Soares Pereira.

Coleção Pesquisa em Educação Física - v.16 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Devido ao surgimento de questões consideradas relevantes, urgentes foi elaborado o Tema Transversal (TT) como um guia de conteúdos a serem desenvolvidos de forma interdisciplinar entre as disciplinas pertencentes ao ensino básico, incluindo a ética, pluralidade cultural, meio ambiente, orientação sexual e saúde. Dessa forma, objetivou-se identificar a influência da idade e do tempo de atuação na utilização e a frequência do uso dos TT por professores do ensino fundamental II do estado do Ceará. Trata-se de um estudo transversal, descritivo com professores que atuam no ensino fundamental II. Os parâmetros amostrais utilizados foram do tipo conglomerados, em que coube ao professor responder um questionário on-line enviado por e-mail ou no formato impresso. Para o trato estatístico, foi utilizado o SPSS por meio de análise descritiva e inferencial. O teste Qui-quadrado foi usado para identificar a significância com p < 0,05 em alguma das associações, e teste z para identificar quais itens da coluna são diferentes. Com uma amostra de 59 professores, 50,8% eram do sexo feminino, com maioria na idade 18 e 40 anos (59,3%). Especificamente nos temas Saúde e Orientação sexual, os professores Acima de 50 anos obtiveram diferença significativa para menos entre as outras idades quando associado à utilização dos TT. Esse mesmo grupo também se comportou diferente das outras idades na frequência da utilização do tema pluralidade cultura. Dessa forma, sugere-se que os professores com idades acima de 50 anos avaliados nesse estudo, possuem um perfil diferenciado das outras idades quanto à utilização de alguns conteúdos.

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1327

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.