A Identidade Esportiva dos Atletas com Deficiência: Um Estudo da Cobertura Fotográfica no Instagram do Comitê Paralímpico Brasileiro

Por: e .

Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade - v.9 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O discurso midiático-esportivo pode exercerum papel fundamental no processo de estigmatização ou desestigmatização das pessoas com deficiência na sociedade. Neste sentido, a questão norteadora deste estudo foi: de que maneira os enquadramentos fotográficos das postagens do CPB no instagram, que retrataram os atletas com deficiência durante os Jogos Parapan-americanos de 2015, contribuíram para uma representação esportivizada dos mesmos? Para a realização desta pesquisa, recolhemos todas as postagens feitas no instagram do CPB do dia 31 de julho ao dia 15 de agosto de 2015, período que contemplou a realização dos Jogos Parapan-americanos de Toronto. Para o corpus de análise selecionamos 93 imagens que retratavam os atletas com deficiência. As imagens foram organizadas e analisadas a partir de quatro categorias pré-definidas: 1) a visibilidade da deficiência; 2) o espaço ocupado pelos atletas; 3) a postura dos atletas; e 4) a indumentária dos atletas. Constatamos, ao final deste estudo, que a cobertura fotográfica do CPB em seu perfil do instagram contribuiu parcialmente para uma visão esportivizada dos atletas com deficiência, evidenciando uma tendência em enfatizá-los ocultando as suas deficiências, mostrando-os em posições passivas e sem os seus uniformes de competição. Indicamos, portanto, que as instituições esportivas e midiáticas mostrem os atletas com deficiência sem ocultar ou mitificar suas identidades corporais, sem criar uma identidade virtual ou uma segunda realidade sobre os mesmos.

Endereço: http://www.brajets.com/index.php/brajets/article/view/358

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.