Resumo

A presente dissertação tem como objeto de estudo o movimento de constituição da identidade pedagógica e curricular da Educação Física (EF) e sua legitimidade no âmbito do Instituto Federal Catarinense (IFC). O objetivo é, portanto, compreender o movimento de constituição da identidade pedagógica e curricular da disciplina e sua legitimidade no âmbito da referida instituição. O trabalho tem como base teórica o pensamento de Bracht (1989, 1995, 1997), Farias e Nascimento (2012), Lovisolo (1996), Cunha (2008) e Sacristán (2000), além de outros. Como primeiro objetivo específico, a investigação buscou caracterizar, pelo movimento curricular, o processo histórico de constituição da EF no Brasil e particularmente no IFC. Para responder ao segundo objetivo específico, foram examinadas as influências do processo de formação inicial de professores na constituição da identidade da Educação Física Escolar (EFE) e, como tarefa científica de investigação empírica, foram analisadas as representações dos professores de EF e das demais áreas acerca dos elementos da prática pedagógica e curricular que indicam o caráter da legitimidade da disciplina na instituição pesquisada considerando-se quatro categorias de análise: i) experiência dos sujeitos com a disciplina; ii) constituição profissional do professor de Educação Física; iii) prática pedagógica e curricular; e iv) reconhecimento social. Do ponto de vista metodológico, assume-se o trabalho como de caráter qualitativo, de base exploratória e estudo de caso. Os principais procedimentos para a obtenção das informações foram: análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Dentre os achados da pesquisa destacam-se: i) que o movimento histórico de constituição da EF como campo de saber e disciplina vem implicando na constituição da identidade pedagógica e curricular da EF e na sua legitimidade no IFC, aspecto que se revela na representação manifestada pelos entrevistados e em suas práticas pedagógicas; ii) que as trajetórias de formação inicial dos docentes interferem diretamente em suas dinâmicas pedagógicas no IFC, dado que eles mesmos, durante as entrevistas, admitem que transpõem para o espaço escolar muito do que aprenderam na Universidade; iii) que as experiências dos sujeitos com a disciplina de EFE, enquanto alunos do ensino básico, caracterizaram-se como momentos, em geral, prazerosos, com predominância de situações de ensino-aprendizagem voltados ao conteúdo esporte e de práticas pedagógicas com ampla permissividade nas escolhas em termos de conteúdo e forma, o que sugere certa desvalorização da disciplina; iv) que a constituição profissional do professor de EF está relaciona ao seu envolvimento com o esporte, suas experiências de vida e as influências de sua formação; v) que a prática pedagógica dos professores de EF está sustentada basicamente em duas perspectivas curriculares: há um grupo de profissionais que concebe e desenvolve o currículo do modo ?tradicional?, ou seja, focado na ação prescritiva com vistas ao rendimento individual, e outro grupo que concebe e desenvolve ações pedagógicas com enfoque mais crítico; vi) que o reconhecimento social da EF como disciplina curricular ainda não está consolidado pela comunidade escolar. Em síntese, conclui-se que a constituição da identidade pedagógica e curricular da EF no âmbito do Instituto Federal Catarinense vem sendo configurada nos processos relacionais, nas representações sociais, na ação pedagógica e curricular, no reconhecimento social dos seus princípios e códigos e no próprio movimento que esta pesquisa vem produzindo no interior do campus Sombrio. Identidade esta que não se expressa como algo imutável ou fixo, mas como uma construção sócio-histórica, que se modifica com o tempo e com o contexto das relações e que ainda se assenta muito mais no caráter de sua legalidade do que no seu reconhecimento social.

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