Resumo

A identidade profissional é resultado da relação social construída ao passar dos anos ao mesmo tempo que pode se reproduzir e transformar e mutável, estando sujeita a constante mudança no campo das profissões. A formação inicial e continuada, caminham juntas ao processo de constituição identitária, sendo contínua, multilateral e essencial para a efetivação (DUBAR, 2005). O estudo objetivou investigar a identidade profissional do professor de educação física (EF) do ensino fundamental das escolas particulares de uma cidade da região Norte. Neste escrito encontram-se dados que visam compreendê-la, sendo o trabalho parte de um projeto em andamento na região norte do Brasil, iniciado na Educação Básica. A pesquisa teve aprovação sob o CAAE 20700919.5.0000.8187 de Nº 3.733.834. Adotou-se a abordagem qualitativa a partir do estudo descritivo. Como critérios de inclusão os sujeitos foram graduados em EF (Licenciatura); atuantes nas escolas privadas com EF escolar. E como critérios de exclusão: não ser graduado; não estar atuando com a docência. Contataram-se 34 escolas e obteve-se o total de 17 entrevistados, estes assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). Como instrumento, usou-se a entrevista estruturada, com a pergunta: Qual(is) Identidade(s) profissional(is) você assume enquanto professor de EF escolar do ensino particular?. Para o tratamento dos dados usou-se a Análise de Conteúdo, por meio da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado (MOREIRA; SIMÕES; PORTO, 2005).

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