Resumo

A configuração do atual campo de trabalho aponta para profundas
transformações no papel dos profissionais, manifestando-se como um
grande desafio aos grupos profissionais e, em conseqüência, às instituições
formadora s. Espe c i a lment e por cont a da v inc u l a ç ão da fo rma ç ão
profissional às Universidades intensificada no século XX, que implica no
entendimento da possibilidade de aquisição de um tipo de preparação para
intervenção, a qual possui componentes que não poderiam prescindir do
conhecimento acadêmico científico. Entender como ocorre o processo de
institucionalização de uma profissão, como são estabelecidas às relações
entre os grupos profissionais e a sociedade, torna-se muito importante
para avaliarmos a atividade profissional, especialmente, em situações que
se caracteriza o erro profissional. O objetivo desse estudo foi compreender
como profissional de educação física descreve e interpreta as conseqüências
de sua intervenção profissional a partir da perspectiva do erro. As
informações foram obtidas através de entrevista semi-estruturada, realizada
com 11 profissionais que atuavam exclusivamente fora do âmbito escolar,
com programas de condicionamento físico, na cidade de Londrina. O
tratamento dos dados seguiu as características da análise de conteúdo com
o estabelecimento a priori do tema e a consideração das categorias de análise
a posteriori. As categorias analisadas foram as seguintes: 1) influência do
conhecimento formalizado; e 2) aproximação com a profissão dominante
na área da saúde. A pesquisa permitiu considerar que os profissionais de
educação física definem sua identidade profissional como sendo da área
da Saúde. Essa afirmação pode se traduzir pela falta de consideração de
mais uma dimensão, que não a biológica, para explicar os fenômenos na
Educação Física e auxiliar na solução dos problemas profissionais. Sem
dúvida, isso influencia diretamente na avaliação do erro profissional e na
capacidade de atribuir algum tipo de julgamento e punição aos pares
profissionais.

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