A Identidade Profissional do Professor: Um Estudo de Revisão Sistemática

Por: Ana Luísa Pereira, Cátia Patrícia Pereira Ferreira, Patrícia Maria Silva Gomes e Paula Maria Fazendeiro Batista.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.27 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi cartografar a tipologia de estudos empíricos realizados acerca da Identidade Profissional do professor. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados eletrônicas ISI Web of Knowledge, ERIC, SPORTDiscus e SCOPUS entre 2001 e 2012. As equações de pesquisa foram "Professional Identity" AND "Teacher", no campo título e "Professional Identity" AND "Teacher" AND "Physical Education", no campo "Abstract", tendo sido integrados 42 artigos. A análise de conteúdo, com categorias definidas "a priori", foi a técnica utilizada: a) foco do estudo; b) ano e local de publicação; c) objetivos; d) participantes; e) instrumentos e f) principais conclusões. Os resultados evidenciaram um aumento da pesquisa na área e nas metodologias qualitativas. Estas colocam o desenvolvimento profissional como elemento central no processo de (re)construção da Identidade Profissional, sendo que ao nível do professor de Educação Física a pesquisa ainda é escassa.

Palavras-chave: Identidade profissional;Professor;Desenvolvimento profissional;Educação física;Revisão sistemática da literatura

Endereço: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/58565

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.