A Imagem do Atleta: Publicidade em Ano de Copa do Mundo de Futebol (Alemanha - 2006)

Por: , Fernando Cavichiolli, e Grasielli Scheliga.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.25 - n.1 - 2011

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Resumo

Tendo em vista o conciso vínculo entre economia e esporte, a imagem dos atletas de alto rendimento é uma referência para venda de marcas e produtos por meio de campanhas publicitárias. Dotados de talento e carisma, tais atletas exercem fascínio nos telespectadores. A mitificação do atleta é criada e sustentada pela mídia visando principalmente movimentar o mercado esportivo. Assim, a publicidade aumenta significativamente a venda/compra de produtos, tornando o espetáculo do futebol uma indústria que transforma hábitos e culturas. Este artigo visa analisar como tal processo ocorreu durante o período de realização da Copa do Mundo da Alemanha (2006).

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25n1/15.pdf

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