A Imagem Corporal de Adolescentes: Uma Pesquisa Diagnóstica

Por: Ana Carolina Soares Amaral, Maria de Lourdes Santos, Maria Elisa Caputo Ferreira, Tassiana Aparecida Hudson e Thatiane Aparecida de Oliveira Soares.

V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Send to Kindle


Resumo

Atualmente, o fenômeno da Imagem Corporal vem sendo discutido por vários autores e pesquisadores das áreas de psicologia, medicina, nutrição e educação física. A Imagem Corporal refere-se a uma construção multidimensional, que representa como os indivíduos pensam, sentem e se comportam a respeito de seus atributos físicos, sofrendo influência de diversos fatores, especialmente durante a adolescência. O objetivo deste estudo foi investigar o componente atitudinal da Imagem Corporal e sua associação a outras variáveis psicológicas (autoestima, depressão, sintomas de transtornos alimentares). A pesquisa tem caráter descritivo e transversal da qual participaram os alunos dos primeiros e segundos anos do ensino médio dos cursos integrados do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, dos Campi Barbacena e Juiz de Fora. Os participantes responderam questionários autoaplicáveis que avaliam a satisfação corporal, a influência de pais, amigos e mídia sobre a imagem corporal, adoção de estratégias de mudança corporal, atitudes alimentares de risco, autoestima e sintomas de depressão. Participaram deste estudo 428 adolescentes, sendo 188 meninas e 240 meninos, os resultados revelaram que existem diferenças estatisticamente significativas entre meninos e meninas para todas as variáveis, à exceção da adoção de estratégias de modificação corporal. Assim, meninas são mais insatisfeitas, apresentam menor autoestima, maior ocorrência de sintomas de transtornos alimentares e depressivos, bem como maior influência sociocultural por parte de pais, amigos e mídia, quando comparadas aos meninos. Além disso, houve associação significativa entre diversas variáveis, revelando aspectos importantes a respeito dos fatores associados à insatisfação corporal entre adolescentes.


 

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/5sudeste/lavras/paper/view/6275

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.