Resumo

Este estudo analisa a imagem que os alunos da formação inicial de professores de educação física (PETE) de duas universidades diferentes (Universidade de Alicante-UA, Espanha, e Universidade Central do Equador-UCE) têm dos professores de educação física. Este estudo qualitativo e comparativo utiliza uma abordagem metafórica. Utilizou-se metodologia qualitativa para analisar as metáforas dos alunos participantes, a fim de explorar se elas se adequam ou não às atuais perspectivas de aprendizagem e ensino no campo da Educação Física, e se as imagens transmitiam alguma diferença entre as universidades devido à influência do contexto no A imagem do professor de Educação Física e os estereótipos de gênero. Participaram do estudo 190 estudantes (n= 105 homens; n= 85 mulheres). O software AQUAD 7 foi utilizado para processar os dados. Os resultados mostraram que não houve diferenças óbvias de gênero que afastassem as mulheres da atividade física. Bem como não haver diferenças excessivas devido ao contexto diferente dos participantes.

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