Resumo

Este artigo visa a apresentar as impressões dos idealizadores do projeto esportivo Velejando por um Mundo Melhor, professores de Educação Física do Instituto Nacional de Educação de Surdos, após o primeiro ano de sua implantação. O projeto promove os valores olímpicos e a acessibilidade para pessoas surdas ao esporte de vela e desenvolve metodologias de ensino e instrumentação de vela para pessoas surdas. Tem como objetivo criar um Guia de Ensino Oficial de Vela com Glossário Náutico Bilíngue e estimular a consciência inclusiva e ambiental em crianças e jovens. Foram adaptadas aulas em Libras para alunos de uma turma do Ensino Fundamental I do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com o ensino de técnicas de vela, da prática do esporte e da acessibilidade para alunos surdos. Como método de ensino, separamos os módulos em dois semestres: no primeiro, foram realizadas aulas teóricas de introdução à vela, utilizando vídeos informativos e materiais adaptados. No segundo semestre foram realizadas aulas práticas em ambiente controlado (piscina), posteriormente com aulas introdutórias na Lagoa Rodrigo de Freitas. Como resultados, os professores de Educação Física do INES relatam percepção de melhora comportamental dos alunos do projeto em suas turmas e, ao final do projeto, pretendemos elaborar um Guia de Ensino Oficial de Vela com Glossário Náutico Bilíngue que possibilitará a divulgação da vela e de acessibilidade para surdos. 

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