Resumo

O trabalho objetiva destacar a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP): “Práticas Corporais no Tempo e no Espaço” da Universidade Federal do Pará (UFPA) baseado na lei 11.645/08 (obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena e afrobrasileira nos ensinos fundamental e médio). A experiência é do último bimestre de 2022, na EEEFM Professora Palmira Gabriel, em Belém-PA. O relato advém das aulas com o 7º ano do Ensino Fundamental (EF) — sobre a Copa do Mundo de Futebol no Catar. Com isso, o trabalho está dividido em: Relevância do projeto, Atuação no PRP, Considerações Finais.O projeto contribui para a formação de professores para atuar na educação básica sustentado pela Pedagogia Histórico Crítica e pela Abordagem Crítico-Superadora é possível desenvolver os conteúdos nas aulas de educação física focando nas relações e contradições da sociedade vigente, sobretudo no seu processo histórico de formação social, onde a presença de indígenas e negros são apartados dos livros de história do Brasil, como os verdadeiros sujeitos por nossa bagagem cultural. Eis a importância da Lei 11.645/08 para a nossa prática pedagógica

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