Resumo

Apresenta-se um estudo histórico sobre a constituição de uma obra publicada no Brasil na década de 1930 como guia oficial de treinamento dos corpos de tropa: o Regulamento Nº 7 de Educação Física – Método Francês. Ao destacar esta obra como objeto de estudo, tem-se por objetivo empreender análises históricas sobre o processo de implementação do Regulamento Nº 7, apontando os seus principais pressupostos metodológicos a fim de desvelar as bases sobre as quais foi constituído no contexto brasileiro. Ao mesmo tempo, o trabalho procurou compreendê-lo a partir dos interesses políticos e comerciais que o ressignificaram durante o período abordado. O corpus documental selecionado para a pesquisa é composto pelo Regulamento Nº 7 de Educação Física e sua versão original em francês – Règlement Général d’Éducation Physique –, e também por fontes complementares, analisados segundo os seguintes critérios: organização e seleção do material a ser observado, descrição aprofundada do corpus das fontes, busca do referencial teórico e interpretação do material para desvendar os conteúdos mais expressivos. A título de conclusão, destaca-se que a implementação dessa obra no Brasil foi fundamentada sobre um discurso nacionalista, inspirado em modelos europeus de civilidade e modernidade, e com o objetivo de unificar o método de educação física no país

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