A Importância da Aplicação Prática do Cop na Análise do Desempenho Motor e Prevenção de Lesões no Futebol

Por: Marcelo Guimarães Silva.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

As diversas tarefas impostas ao ser humano produzem diferentes desafios ao controle de movimento e postural. “A manutenção do equilíbrio do corpo é atrribuída ao sistema de controle postural; referindo-se às funções dos sistemas nervoso, sensorial e motor, que desempenham esse papel (DUARTE, 2010, p. 184)
O entendimento das causas das lesões torna-se imprescindível no futebol atual; deve-se tratar as lesões com uma recuperação bem conduzida e realizada em todas as suas etapas (IKEDA e NAVEGA, 2008, p. 14). 
O presente estudo é resultado de pesquisa científica e trata da análise do chute funcional por meio de instrumentação biomecânica através da análise do COP, utilizando parâmetros cinemáticos, tais como: filmagem bidimensional do movimento e cinéticos, tais como: comportamento do COP através de plataforma de força. Espera-se com o estudo, detectar algumas falhas existentes nas categorias de base e também das equipes de alto nível, fornecendo ferramentas importantes para o aprimoramento da técnica do equilíbrio postural, minimizando o risco de aparecimento de lesões e sobrecarga excessiva nos membros inferiores no movimento do chute do futebol de campo. 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/4778

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.