A Importância da Avaliação Motora em Escolares: Análise da Confiabilidade da Escala de Desenvolvimento

Por: Ana Paula Maurilia dos Santos, Francisco Rosa Neto, Kassandra Nunes Amaro e Regina Ferrazoli Camargo Xavier.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.12 - n.6 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi: (1) investigar o perfil motor de escolares de 6 a 10 anos (n=101), sem queixas de dificuldades na aprendizagem; (2) analisar a confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (Rosa Neto, 2002). A análise descritiva dos dados foi feita através da média, desvio padrão, valor mínimo e valor máximo. A Consistência Interna da EDM foi analisada através do teste estatístico Alpha de Cronbach, e a correla-ção das variáveis pela Correlação Linear de Pearson, com valor de p < 0,05.  Os resultados sugerem: (1) desenvolvimento motor dentro dos parâmetros de normalidade em 96% dos escolares; (2) alta correlação entre a Idade Cronológica e Idade Motora Geral indicando boa consistência interna. Estes dados evidenciaram a concepção lógica e estruturada que a EDM apresenta, legitimando sua confiabilidade.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/14825

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.