A Importância da Análise Biomecânica do Chute no Futebol. Um Estudo de Caso

Por: Candida Luiza Tonizza de Carvalho, Iohanna Mirna Cavalcanti Rodrigues Pita, João Eduardo Pereira da Silva Junior e Otávio Augusto Contieri Ciccarelli.

Lecturas en Educación Física y Deportes - v.24 - n.251 - 2019

Send to Kindle


Resumo

A evolução no rendimento do futebol gera uma necessidade da melhora contínua no desempenho dos atletas. O objetivo do estudo foi analisar biomecanicamente o chute no futebol, por meio da identificação dos movimentos preparatórios, balanceio para trás, dos movimentos produtores de força, continuidade e a finalização. Participou do estudo um atleta de futebol profissional que realizou um chute tentando acertar o gol com a maior velocidade possível à bola, sendo filmado no plano sagital por uma câmera digital a 30 Hz. As imagens do chute foram analisadas no software Kinovea. Os resultados demonstram que a análise biomecânica é fundamental para verificar e corrigir falhas nos movimentos que podem ter relações diretas com o desempenho dos atletas no chute, buscando assim otimizar o desempenho.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/568

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.