A Importância da Atividade Física na Adolescência: Um Estudo Realizado em Uma Instituição Escolar Particular do Município de Caruaru- Pe

Por: C. R. V. Dantas, L. L. Martins, M. J. N. Franco e R. L. C. O. Torres.

69º Reunião Anual da SBPC

Send to Kindle


Resumo

O objeto de estudo da pesquisa é a prática esportiva entre os adolescentes. Desenvolvida em 2016, resulta da experiência do projeto de iniciação cientifica do Colégio Diocesano (Caruaru-PE). O objetivo geral é compreender a importância da atividade física na adolescência, e os específicos, i) descrever os riscos da vida sedentária; ii) indicar os benefícios da prática de atividade física; iii) investigar a visão dos adolescentes em relação à atividade física e práticas saudáveis. A fundamentação teórica toma por base Souza e Bier (2008) para discutir o sedentarismo; Matsudo (2006), ao tratar da conexão entre a prática de atividade física e a prevenção de doenças cardiovasculares; Varela (2014), para fundamentar a discussão que aborda a relação entre o corpo e a atividade física para obtenção da qualidade de vida. A pesquisa é qualitativa/quantitativa, e o procedimento de coleta de dados adotado foi o questionário com perguntas fechadas. A população participante é de 87 adolescentes. Os resultados mostram que dentre eles há o conhecimento da importância da atividade física, mas, apesar de tudo, nem todos praticam atividades físicas. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.