A Importância da História Oral no Resgate da Memória Social de Uma Comunidade Esportiva

Por: Flamarion C.c. Elias, Haroldo Moraes de Figueiredo, Ivis Alexandre B. dos Santos e Marcos Roberto C. Siqueira.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Olhar o passado para projetar o futuro”. Frases como estas ilustram a importância da historia para uma comunidade. Funcionando como herança sócio-genética de uma coletividade, a história serve como leme da Nau das sociedades modernas. Destacando-se entre as formas de fazer história, a história oral – mais antiga forma de transferência de dados históricos – como outros de historiar serve para resgatar valores e preparar ações programáticas para o futuro. È de suma importância evitar – se o mal uso da história - como vemos no transcorrer do tempo, em diversas áreas, inclusive a do esporte – evitando que por interesses mesquinhos a devida atenção não seja dada a importantes fatos históricos referentes a uma comunidade específica, como por exemplo uma comunidade esportiva não lucrativa para a mídia. Despontando como opção para preencher lacunas existentes nas histórias dos esportes, a história oral pode contribuir de forma determinante na construção da história de um esporte desde que dada à devida atenção a: 1 – entrevista e 2 – interpretação das informações coletadas. Tendo em vista que são dois dos vários elementos que constituem a produção histórica através de relatos orais, estes dois em particular merecem um breve comentário: Por ser a forma elementar de coleta de dados tratando – se de história oral a entrevista deve ser realizada em ambiente favorável, e a opção da utilização ou não de um roteiro de entrevista deve ser analisada pela relação custo benefício, quanto à interpretação dos dados a mesma deve se dar de maneira impassível e imparcial. No intuito de resgatarmos a memória do Fisiculturismo Pernambucano desenvolvemos um projeto onde através da resposta à questão geradora “Fale – nos sobre sua história de vida” que será direcionada ao expoente Fisiculturista Carmelo de Castro, obteremos dados relevantes para que possamos elaborar um registro histórico deste esporte em nosso Estado, por entendermos que Carmelo de Castro representa um divisor de águas na história deste esporte em nosso país.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.