A Importância das Ações Desenvolvidas no Pronide Para a Inclusão Social de Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (tea).

Por: Gabriela Monick Alves de Santana.

11° Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA

Send to Kindle


Resumo

O transtorno do espectro autista (TEA), é definido como uma alteração comportamental que compromete o desenvolvimento motor dificultando a cognição e a interação social da criança. O Programa de Iniciação ao Desporto Especial (PRONIDE) é um projeto que busca diversas formas de relações através de práticas esportivas e recreativas com o objetivo inicial da melhoria da qualidade de vida e de proporcionar interação social às Pessoas com Deficiência (PCD) e suas famílias. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância das ações desenvolvidas no PRONIDE para a inclusão social de indivíduos com TEA. Configurado como um relato de experiencia de caráter qualitativo, participaram desse estudo 20 pessoas diagnosticadas com TEA entre 7 a 20 anos integrantes do PRONIDE na Universidade Federal de Pernambuco.Utilizou-se do método descritor através de informações coletadas por meio dos pais participantes. Através da análise comportamental dos alunos participantes do projeto com auxílio dos pais, foi evidenciado a influência positiva que as aulas e atividades propostas pelo PRONIDE ocasionam em seus integrantes, entre elas integração social e desenvolvimento motor.Conclui-se que a existência do PRONIDE possui grande importância para os integrantes, incentivando socialização e interação dos portadores de TEA no âmbito educacional, melhorando também o comportamento motor.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.