A Importância das Práticas Corporais Alternativas na Formação de Estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física - Um Estudo de Caso

Por: D. Mota Nascimento, F. A. de Sousa Junior, I. B. Barbosa Costa, J. S. Costa de Oliveira, K. Agg e W. G. M. Silva.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

As práticas corporais alternativas, de modo geral, estabelecem uma harmonia ao corpo, trabalhando-o através de movimentos leves e precisos, com ênfase no exercício respiratório, possibilitando a sensibilização dos sentidos, a amplitude do conhecimento e da expressão corporal do praticante, enfim, favorecendo a obtenção do equilíbrio corporal, em seus aspectos biopsicossociais, respeitando a natureza e a organicidade individual. Infelizmente, ainda são poucos os profissionais da área de educação física escolar que utilizam tal conhecimento em suas práticas; ao menos, este foi um dos aspectos evidenciados em um estudo de caso, desenvolvido junto aos alunos do último período do curso de licenciatura de Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tal estudo teve por finalidade avaliar o conhecimento e a importância dada as práticas corporais alternativas (PCAs), segundo o grupo pesquisado. Também procurou-se analisar a compreensão dada pelos estudantes à contribuição que as PCAs podem oferecer na sua prática profissional, uma vez que diferentes valores como a cidadania, a cooperação, a inclusão, além dos princípios de qualidade de vida e suas relações com o corpo, são assuntos constituintes deste elemento da cultura de movimento. O presente estudo é de cunho qualitativo, foi utilizado um questionário com treze questões de caráter misto (abertas e fechadas), objetivando traçar o perfil e o conhecimento temático do grupo. Foram entrevistados quinze alunos, de ambos os sexos que, através do questionário aplicado, nos sugerem uma constatação ambivalente: se por um lado, revelou-se a importância dada pelo grupo ao conhecimento das PCAs para a formação profissional, por outro lado, apenas 40% dos entrevistados havia cursado pelo menos uma disciplina relacionada à sua temática. Outro ponto a ser destacado, é o fato de que 100% dos entrevistados citaram a importância da inclusão das PCAs nas aulas de educação física escolar, embora, 67% destes afirmaram ter conhecimento sobre as mesmas. Assim, o presente estudo procurou apontar de modo geral, como são compreendidas as PCAs e qual a importância que lhe conferem os licenciados em educação física na sua formação profissional. É notória a necessidade da busca pelo aprimoramento dos seus conhecimentos, pois as mesmas prezam pela saúde e bem estar do corpo humano.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.