Resumo

O presente trabalho versa sobre a importância de Actividades lúdicas do Desenvolvimento psicomotor da criança em idade pré-escolar tendo como objectivo analisar, identificar e descrever actividades lúdicas desenvolvidas nos Centros Infantis da cidade de Quelimane. A amostra do presente estudo foi constituída por 10 educadoras de 3 Centros Infantis da Cidade de Quelimane, dos quais duas do centro Little Angels, cinco do centro 3 de Fevereiro, e três do centro Mãos Unidos de Padre Damião. Quanto a tipologia do estudo optou-se por uma bordagem qualitativo-quantitativo onde a priori, consistiu de um estudo exploratório, através da pesquisa bibliográfica e documental de tipo qualitativo, para a posteriori, utilizar-se do estudo quantitativo, do tipo descritivo, por meio de questionário. O instrumento de colecta de dados foi um questionário estruturado constituído de 10 questões, abertas e fechadas, elaborado e validado por Almeida (2012), a fim de saber até que ponto as educadoras têm conhecimentos do lúdico no desenvolvimento psicomotor da criança e se esta prática é adoptada no ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram para a aplicação de Jogos em forma de Brincadeira nas actividades diárias como ferramenta de apoio educativo. Houve unanimidade na importância dos brinquedos e as brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor das crianças. As brincadeiras como jogos lúdicos foram indicadas como os mais utilizados nos centros em estudo. Quanto ao comportamento das crianças durante as Actividades lúdicas foi apontado como o que facilita o desenvolvimento psicomotor da criança.

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