Resumo

A psicomotricidade é um tema que vem sendo pesquisado por inúmeros estudiosos, trabalha a possibilidade de a criança conhecer seu próprio corpo, experimentar sensações novas e se desenvolver de forma equilibrada. Quando trabalhada nos anos iniciais serve de base para o desenvolvimento da criança tanto na parte física, quanto na cognitiva. O objetivo é compreender a importância de se trabalhar psicomotricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, especificamente, incrementar os conhecimentos sobre a Psicomotricidade e seus elementos básicos. Os procedimentos metodológicos foram baseados na revisão de literatura científica de livros e artigos, publicados entre 2010 e o ano de 2020, a fim de verificar o que há de mais recente e relevante a respeito dessa temática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com embasamento teórico para responder a questão norteadora: “quais as contribuições da psicomotricidade nos anos inicias?”. Compreendendo que o trabalho da psicomotricidade aplicada nos anos iniciais do Ensino Fundamental é essencial, pois proporciona inúmeros benefícios ao aluno tanto na parte física, cognitiva e social fornecendo, ainda, a oportunidade da criança se conhecer e experimentar sensações novas, além de garantir uma base para o desenvolvimento de habilidades artísticas e esportivas futuras.

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