Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no processo de formação de bolsistas pibidianos/as no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT – Campus Universitário “Jane Vanini” de Cáceres/MT, contextualizando nossas experiências nas atividades desenvolvidas na escola parceira do Programa. O PIBID/CAPES, enquanto uma política pública do governo federal é fundamental para a formação de professores/as, formando e apoiando estudantes universitários de todos os cursos de licenciatura das universidades brasileiras, como futuros professores, dando oportunidades para que possam vivenciar a realidade das escolas públicas de educação básica, a partir de estudos, leituras, planejamento, organização e intervenções em trabalhos/atividades didático-pedagógicas sob a orientação da professora supervisora, que atua na escola e da coordenadora de área do Programa, oportunizando experiências metodológicas para garantir a qualificação no processo de formação e ampliação dos conhecimentos profissionais. 2 Nesta perspectiva, iremos relatar os resultados alcançados durante essa caminhada, realizada pelos bolsistas do PIBID, a cada reunião/atividades desenvolvidas com os alunos das séries finais do Ensino Fundamental, relatando cada passo dado desde o início do projeto, afim de discutir e explicar o processo em andamento na Escola Estadual Profª Ana Maria das Graças de Souza Noronha, parceira no Programa.

Acessar