Resumo

O Ministério da Defesa (MD) criou, em 2008, o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), com o objetivo de fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível e contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional.

Objetivo: Avaliar o nível de satisfação dos atletas de alto rendimento das Forças Armadas com a qualidade da estrutura oferecida pelo PAAR, bem como conhecer se esses desportistas consideram o Programa importante para a melhoria do desempenho.

Métodos: Estudo de metodologia quantitativa e corte transversal, realizado no censo dos atletas integrantes do PAAR. Elaborou-se um questionário, autopreenchível, em plataforma on-line, composto por questões que visaram determinar o nível de satisfação dos atletas com a estrutura oferecida.

Resultados: Observou-se que 96,46% dos participantes concordaram que o PAAR é ou foi importante para a melhoria de seu desempenho esportivo. Quanto às instalações desportivas, 63,3% classificaram os centros de treinamento como muito bons e 19,2% como bons, somando 82,2%. Sobre o nível de satisfação dos atletas com o programa, cerca de 96,46% dos participantes da pesquisa estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o programa. Oportunidades de melhoria foram apontados pelos participantes.

Conclusão: A satisfação dos atletas do PAAR com o Programa é muito alta. Considerando-se que proporciona grande suporte financeiro, instalações desportivas adequadas e apoio de saúde de qualidade. Os resultados apontaram que os seus integrantes consideram categoricamente o Programa como eficaz para possibilitar melhores condições de treinamento, o que reflete positivamente sobre o desempenho e, consequentemente, nos resultados esportivos.

Acessar