Resumo

O Ensino Fundamental nos Anos Iniciais é a continuidade do Ensino Infantil tendo como proposta atender aos interesses e às necessidades das crianças. O artigo se refere à importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor infantil, buscando contribuir para o desenvolvimento. O objetivo geral foi investigar a importância do lúdico para o desenvolvimento psicomotor das crianças, tendo como objetivo específico identificar os jogos e as brincadeiras como um fator importante para o desenvolvimento psicomotor da criança de 6 a 11 anos. Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, que foi utilizada como técnica de coleta a entrevista semiestruturada, realizada com professores de Pedagogia e Educação Física do Fundamental I de duas escolas da Rede Estadual no Município de Monte Azul-MG, sendo os dados coletados e interpretados por meio de análise de conteúdo. Como resultados, a Educação Física contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras, além de proporcionar uma qualidade de vida. O lúdico inserido no ensino colabora com o cognitivo e emocional da criança. A inserção de atividades lúdicas contribui com o processo de aprendizagem ao aumentar o interesse do aluno pelos conteúdos aplicados por professor e escolas, esses que possuem uma função crucial no desenvolvimento. Conclui-se que a inserção do lúdico no contexto escolar é fundamental para a criança em sua fase de desenvolvimento em razão de contribuir com a formação do seu conhecimento.

Acessar