A Importância do Ensino dos Valores Olímpicos na Escola

Por: e Tiago Roloff dos Santos.

1º Congresso Internacional Sobre Gestão do Esporte e 4º Congresso Brasileiro Sobre Gestão do Esporte

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa justificou-se pelo interesse acadêmico em aprofundar o campo teórico referente ao trabalho com valores olímpicos no contexto escolar. O intuito foi buscar subsídios para efetivamente implementar no estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física, da Faculdade Anhanguera Educacional de Pelotas/RS, no ano de 2012, uma prática voltada a exploração de tal tema como estratégia humanizadora e emancipatória de jovens e adolescentes. O objetivo geral foi evidenciar estudos que abordam a importância do aprendizado dos valores citados como olímpicos, tais como: excelência, amizade e respeito. Uma hipótese defendida pelos estudiosos da área nos faz crer que tais valores aplicados regularmente nas aulas de Educação Física, podem auxiliar na formação de um caráter mais honesto e justo dos alunos. A pesquisa, de cunho bibliográfico, utilizou como instrumentos materiais já publicados, constituídos principalmente de livros, artigos de periódicos, bem como reportagens em revistas e jornais. Os materiais consultados corroboram a ideia de que trabalhar com valores olímpicos no contexto escolar pode contribuir com o processo de humanização dos alunos, assim como desenvolver a consciência crítica, e formação cidadã, agregando valores essenciais à sociedade atual. Concluiu-se que abordar tal tema nas aulas de Educação Física, segundo os estudos, pode ser uma estratégia de sucesso no sentido de difundir uma Educação Olímpica na Escola, a qual possui como o principal objetivo despertar nos alunos autoconfiança, autoestima e superação, valorizando o respeito e a solidariedade, valores que serão levados pelos alunos para o resto de suas vidas.

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.