A Importância da Fisioterapia Ao Retorno da Prática de Exercícios Físicos

Por: Adriano Detoni Filho e Mariana Nolde Pacheco.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Identificar a importância da fisioterapia no retorno à prática de exercícios físicos em atletas após lesões esportivas.

Métodos/Resultados:
O trabalho consiste em uma revisão bibliográfica onde foram lidos
e analisados 15 artigos buscados diretamente nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO e PUBMED, do ano de 2001 até 2011. A análise dos artigos permitiu verificar que as lesões mais prevalentes nos atletas de uma maneira geral são as entorses, luxações, contusões e fraturas, apresentando uma variação significativa dependendo do esporte praticado. Além disso, o tempo de prática esportiva e o nível de competição do atleta podem influenciar diretamente no tipo e na gravidade da lesão. Dessa forma, a importância da fisioterapia é auxiliar o atleta, possibilitando tanto um retorno seguro á pratica dos exercícios físicos antes realizados, quanto um melhor desempenho físico durante a prática esportiva Para isso, são aplicadas técnicas fisioterapêuticas visando recuperação da lesão instalada além da prevenção de futuros comprometimentos na saúde do atleta.

Conclusão:
A fisioterapia é uma importante aliada na recuperação de atletas após lesões esportivas. Além da recuperação da lesão instalada, observa-se a importância da prevenção de complicações futuras. Sendo assim, o papel do fisioterapeuta se expande a recuperação e a educação dos atletas visando melhores condições de saúde durante a prática esportiva.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.